top of page

Desde o nascimento, a criança possui toda a base de sua coordenação motora, que influenciará todas as suas conquistas futuras como sentar, engatinhar, andar, falar, dançar...

 

O ser humano evolui por etapas. Na medida em que cada uma delas seja plenamente cumprida, a passagem para a seguinte será facilitada. Sentir, perceber e conhecer o corpo e suas possibilidades de movimento e expressão: correr, saltar, rolar, esticar, girar, respirar, enfim , brincar conscientizando e estruturando o próprio corpo.

 

O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação do seu corpo com o meio em que vive, com as pessoas com que convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais.

 

Nesta aula os movimentos são trabalhados através do conhecimento do próprio corpo com o espaço, da relação do corpo com os objetos e com o intelecto, sempre de forma lúdica e divertida.

O Ballet Clássico nos leva a outros mundos e épocas. É algo além de nossa vida diária. Usa muitas convenções e é isso que o faz claro e compreensível, sem que se precise da linguagem ou de outras formas de comunicação.

 

​Em 1700 Pierre Beauchamp construiu com a base do academismo, quando também elaborou as cinco posições dos pés, transformando a arte do Ballet na mais duradoura de todas as modalidades de dança.

 

O Ballet trabalha o alongamento e flexibilidade, melhora o tônus muscular, contrinui com exercícios de concentração e memorização, melhora a postura, contribui para o aumento da auto-estima e diminuição da timidez e aumenta a musicalidade do aluno.

Desenvolvida por norte-americanos a partir de danças africanas, a nomenclatura "Jazz" aparece pela primeira vez em 1917. Durante os anos 20, foi absorvida pelo show-business e gradualmente evoluindo, transformando-se em técnica e estilo de códigos próprios.

 

É uma dança extremamente atual. Nestas aulas os alunos trabalham intensamente o físico – alongamento, força muscular, coordenação motora, musicalidade, postura e muita animação.

O Sapateado é uma arte visual e sonora. É um misto de ritmo, som e técnica, movimento e estilo. É uma dança alegre que libera o puro prazer de seus praticantes e, sem dúvida, faz os pés cantarem. 

 

Este estilo de dança, além de ser um ótimo exercício físico, proporciona o desenvolvimento da percepção musical e coordenação motora. Não serve apenas a candidatos a "bailarinos profissionais", como também aos mais diversos tipos de pessoas, independente de seus objetivos ou de sua idade, sem imposição de limites.

 

Para as aulas de Sapateado os alunos deverão utilizar um sapato especial típico do Sapateado americano. 

Criada nos Estados Unidos na década de 70, a Dança de Rua, nascida a partir da cultura Hip Hop, tem sofrido alterações e passado a fazer parte do conteúdo acadêmico.

 

Apesar de haver neste conjunto linhas corporais com particularidades bastante definidas, esta não é uma dança de características fechadas. Permite-se com isso a criação de novos movimentos, o que denuncia outras propriedades desta dança: a inovação e a liberdade de criação. É uma dança de muita energia e ginga peculiar. Produz grandes ganhos no que concerne a coordenação motora, capacidade cárdio-respiratória, memorização e agilidade. 

 

Há muitas controvérsias sobre a origem da Dança do Ventre. Sacerdotisas praticavam um ritual sagrado ligado aos ritos de fertilização em honra das divindades femininas que protegiam as águas, a terra, as mães e os filhos.

 

As sacerdotisas acreditavam que a deusa protegia as jovens na hora de dar a luz. Agradeciam dançando. Ofereciam flores, incensos, frutas e dançavam com véus esvoaçantes.

 

Atualmente, mulheres de todas a idades praticam a Dança do Ventre. Variados aspectos são trabalhados, desde a tonificação da musculatura, alongamento e correção postural, até o resgate da auto estima e descoberta da verdadeira essência feminina.

É um estilo contemporâneo de dança onde são valorizados aspectos étnicos de diversas culturas em fusão com conceitos de universo feminino e união. O Tribal é guiado pela filosofia da multiplicidade de estilos: tantas são as etnias presentes no mundo, tantas são as possibilidades de criação.

 

O estilo surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, pela coreógrafa Jamila Salimpour que, após viagem pelo Oriente Médio e norte da África, criou um estilo onde unia movimentos de danças folclóricas de países como Marrocos, Argélia, Líbia e Egito, criando um estilo único.

 

Não sem motivos o Tribal se tornou uma nova referência na estética de dança, figurino e música.

 

Nascida da forçada convivência entre judeus, mouros, ciganos e camponeses da baixa Andaluzia, mostra claramente as influências das músicas típicas de cada um deles, constituíndo-se porém, numa arte nova - canto, música e dança.

 

Nas aulas de Flamenco, os alunos exercitam intensamente a musculatura dos braços e pernas, além de ser um excelente exercício para a coordenação motora e musicalidade.

 

Os alunos deverão utilizar uma saia especial típica do flamenco, castanholas e sapato típico.

Teatro

2877.jpg
bottom of page